Avisos do site

CURSO - Canteiro de Projeto e Obras

 
Imagem de Jorge Eduardo Lucena Tinoco
CURSO - Canteiro de Projeto e Obras
por Jorge Eduardo Lucena Tinoco - domingo, 30 Ago 2020, 16:36
 

banner OBJETIVO

Formar profissionais capazes de entender os valores da Arquitetura Moderna, de identificar as questões de conservação e restauro, com conhecimento das teorias e das boas práticas para intervirem nas edificações, identificando soluções e traçando ações capazes de atender pragmaticamente a proteção ao patrimônio.

ESTRUTURA

O Canteiro está desenhado em forma de curso semipresencial com dois módulos. Em cada módulo estão previstas as seguintes atividades: Módulo I, à distância, aplicado com leituras de textos reunidos num e-book, fóruns de debates, encontros virtuais e exercícios práticos à distância com orientações; Módulo II oficinas práticas no canteiro de obras. 

As Casas Modernistas da Avenida Rosa e Silva, 625 e 639, localizadas na cidade do Recife – PE, serão os objetos de estudos – OE do Canteiro, abordando o projeto (já elaborado como as obras de conservação e restauro que ora estão sendo iniciadas. 

São dois módulos que se desenvolverão em conformidade com o cronograma das obras de conservação e restauro das Casas Modernistas. 

– As aulas encontram-se no e-book que a(o) participante recebe no ato da matrícula. 

– Cada aula consiste em um texto elaborado com a finalidade de provocar estudos, análises e reflexões sobre os conteúdos de cada tema. 

– No Fórum de Debates um professor tem a função de provocar e mediar as discussões entre os participantes. 

– Em cada aula a(o)s participantes são avaliados pelas suas respostas às questões colocadas na Sala de Aulas da plataforma EaD do CECI. Além dessas respostas, ao final dos módulos, a(o)s participantes devem apresentar um trabalho cujo conteúdo reflitam os aspectos teóricos e práticos abordados no Canteiro. 

– Caso seja de interesse da(o) participante, é possível eleger um outro OE de sua livre escolha, observando que as oficinas práticas ocorrerão exclusivamente nos componentes e elementos construtivos das Casas Modernistas. Caso seja essa a opção, a(o) participante construirá ao longo do curso uma abordagem para a conservação da sua edificação. 

– O tempo requerido para a(o) participante se dedicar ao curso é de no mínimo 10 ou 12 horas semanais.

– As oficinas ocorrerão em horário cheio, das 8h às 12h e de 13h às 17h em fins de semana, previamente agendadas.